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Revista KidZ © 2019 

Alimentação saudável

#AlimentaçãoSaudável

Comer bem faz bem

Dicas para deixar a alimentação do seu filho mais saudável!

Mari Bontempo

Por

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Sorvete caseiro | Foto: Mari Bontempo

Crianças a partir dos três anos de idade, de acordo com os pediatras, já podem comer de tudo. Mas eliminar da rotina as “refeições especiais” é uma tarefa que requer atenção redobrada.

 

Com o fim da dieta restritiva muitas mães acabam, por falta de tempo ou força do hábito, dando para os filhos alimentos que os pequenos nem deveriam experimentar.

No topo da lista estão os refrigerantes e os sucos de caixinha. Será que seu filho precisa mesmo ingerir esse tipo de bebida? Trocar o refrigerante por água ou um suco natural é sempre uma ótima opção.

 

Sei que ficar espremendo ou coando fruta não é nada prático. Para facilitar a vida, que tal investir numa boa centrífuga ou num espremedor de suco industrial? O eletrodoméstico de alumínio, que mais parece um disco voador, não é bonito, mas é uma peça que vai te incentivar a fazer o suco dos pequenos e de toda a família. 

 

Outra substituição fácil é trocar o arroz branco pelo integral. Claro, não tem como dizer que os grãos são iguais. O branco, pelo menos para mim, será sempre mais saboroso. Mas isso não é o que mais importa. O arroz integral é mais nutritivo que o branco e nem é tão mais caro assim.

 

Só perde para o branco no tempo de preparo. Cozinhar arroz integral leva praticante o dobro do tempo. Mas, da mesma maneira que o suco, esse problema também tem solução. Uma boa dica é comprar uma panela de arroz elétrica. Com o utensílio fazer o arroz é bem simples.

 

Basta colocar o dobro de água que você usaria para fazer arroz branco para a medida de grão desejada. Aí é só acrescentar o tempero, um fio de óleo e tampar a panela. Dependendo da quantidade de arroz, em 40 minutos a sua preparação vai estar pronta. Se você tiver alguma dúvida, o passo a passo dessa receita está lá no Vida De Cozinheiro.

 

A sobremesa dos pequenos também pode ser mais saudável. Oferecer à criança o seu sorvete caseiro é sempre mais nutritivo e barato. Afinal, o industrializado, além de ser uma verdadeira bomba de açúcar e gordura hidrogenada, é caríssimo. Melhor mesmo é fazer em casa. Para tal empreitada até existe máquina, mas nem precisa.

 

Não sei se você sabe, mas banana é um emulsificante natural. Ou seja, tem a propriedade de deixar sua mistura de frutas bem cremosa. E é por isso que a gente usa a banana como base. Para fazer qualquer sabor de sorvete, escolha a fruta da sua preferência, corte-a em pedaços pequenos e congele. Faça o mesmo com a banana, que deve estar bem madura.

 

Com os pedacinhos das duas frutas congelados basta adicionar os dois no liquidificador na seguinte proporção: 1/3 de banana para 2/3 da fruta escolhida. Pode ser banana e morango, banana e abacaxi, banana e manga. Usando a criatividade você pode produzir sorvetes incríveis e misturar sabores nunca testados juntamente com o seu filho, que vai adorar a brincadeira.

 

Garanto que a banana não deixa gosto no seu sorvete. Só serve mesmo para deixar seu sorvete caseiro bem cremoso. Para adoça-lo uma ótima ideia é usar mel. Tenho certeza que essa sobremesa vai fazer o maior sucesso! Afinal, criança e sorvete é sempre uma ótima dupla.

Minha última dica vai deixar o lanche dos pequenos ainda melhor! Hambúrguer é refeição que normalmente agrada. Então, nada de deixar esse ótimo lanche de fora da vida do seu filho. O desafio é abandonar de uma vez por todas o fast-food e ir para cozinha com a família.

 

Hambúrguer feito em casa é mais barato, mais saudável e bem mais gostoso! Pode ter bacon, pode ter ovo, pode ter salada... Só não deve ter aquela carne congelada de caixinha. Não sei se você sabe, mas esse tipo de alimento é um dos piores produzidos pela indústria alimentícia.

 

Então, faça você mesmo a sua carne de hambúrguer. Você pode até contar com a ajuda do filhote para fazer os bifinhos. E ainda colocar no recheio os ingredientes que agradam toda a família.

 

Sei que mudar os hábitos alimentares não é tão simples, principalmente dos pequenos. Mas tentar fazer diferente pode ser divertido, barato e, sem dúvida, mais saudável. Experimente! 

 

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